domingo, 28 de março de 2010

Mais um distorção midiatico estatistica da Folha

Transcrevo aqui uma reportagem da folha online do dia 28 de março de 2010.
28/03/2010 - 05h08 

"Popularidade de Lula bate recorde, mostra Datafolha"

"A nove meses de deixar o governo e em campanha aberta para eleger Dilma Rousseff sua sucessora, o presidente Lula atingiu a sua melhor avaliação desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2003: 76% da população consideram seu governo ótimo ou bom.  A informação consta em reportagem publicada na Folha neste domingo e disponível para assinantes do jornal e do UOL. 

Trata-se de um recorde para um presidente desde que o Datafolha iniciou o levantamento, em 1990. Realizada entre 25 e 26 de março, foi a terceira pesquisa seguida de oscilação positiva. Nos últimos sete anos, os resultados coincidem com a melhora nos indicadores socioeconômicos.

 Mas o recorde se fragmenta na eleição de seu sucessor. Líder com nove pontos de vantagem sobre Dilma nas intenções de voto, José Serra (PSDB) empata com a petista entre os que acham o governo ótimo ou bom: 32% a 33%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

 Apesar de 87% dos eleitores dizerem conhecer Dilma, só 58% sabem que ela é a candidata de Lula. Conhecido por 97%, Serra lidera com folga entre quem julga o governo regular, ruim ou péssimo."

Façamos uma leitura estatistica do texto.

Se 76% da população da população consideram o governo ótimo ou bom, restam apenas 24% que acham o governo regular, ruim ou péssimo. Falar que o recorde se fragmenta na eleição do sucessor e mostrar que Serra é lider sobre Dilma, mostra uma intencionalidade perversa de querer dizer o que a estatistica não mostra. Em outras palavras distorce a estatistica. Pois o Serra só é "lider" no grupo de 24%, ou seja dos que julgam o governo regular, ruim ou péssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário